o que importa pra você?

nada é tão sublime ou tão sufocante a ponto de durar para sempre. na vida, tudo passa — difícil é saber o que fica.

Que seja eterno enquanto dure

FIRST THINGS FIRST

Soneto de Fidelidade
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinícius de Moraes (1913-1980) foi um dos maiores poetas e compositores do país. Precursor da Bossa Nova, o carioca era também diplomata, dramaturgo e jornalista.

Ao contrário de Mário Quintana, que queria ser "amado baixinho"se você lê nossa newsletter sabe do que estamos falando — Vinícius era desses que se entregam de corpo e alma à pessoa amada.

Mesmo com tal devoção, já na primeira estrofe do poema acima, ele deixa claro que um amor não apaga os outros encantos que possam aparecer pela vida

Para o poeta, a prova do sentimento não seria ter olhos apenas para a pessoa amada, mas sim ter a liberdade de olhar pro mundo e continuar se encantando mais por quem está ao lado — profundo, né?

Já na última estrofe, Vinícius utiliza um paradoxo — que vai contra o senso comum — ao usar a palavra "infinito" para algo que pode não durar para sempre. 

  • Neste caso, a fidelidade seria a entrega total ao amor, enquanto a chama ainda está acesa

Por fim... Se você está sofrendo pela paixão que foi embora, é sempre bom lembrar: no espaço de tempo em que durou, o amor permanece infinito.

BASEADO EM UMA HISTÓRIA REAL

A felicidade vem de dentro

Luís trabalhou muito duro para conquistar tudo que tem. Dono do próprio negócio, passou anos trabalhando de domingo a domingo até poder usufruir da parte boa que seu suor lhe proporcionou. 

Hoje — aos 40 anos — mora em uma cobertura de frente pro mar, dirige um carro importado e vive pegando camarote nas baladas. Troca de namorada mais ou menos uma vez por ano e não pensa em ter filhos — detesta crianças.

  • Em uma dessas noitadas, conheceu Paula. Um pouco mais nova que ele, médica, bem-sucedida e amante de viagens e bons vinhos. 

Começaram a conversar e Luís logo se encantou — sabe aquelas pessoas que iluminam uma sala? Paula iluminava a avenida inteira.

Depois de alguns flertes, trocaram contato e combinaram de jantar na semana seguinte. Paula chegou com um sorriso no rosto, um lindo vestido preto e uma surpresinha: seu filho Gabriel de 6 anos.

Luís não gostou da surpresa, mas pro bem da paquera resolveu "agir naturalmente"

Quando Gabriel levantou-se para ir ao banheiro, Paula pediu desculpas e contou que o pai da criança não se fazia presente, por isso ela o levava para seus encontros.

Luís lembrou da sua infância, do pai que foi embora e do quanto sua mãe batalhou para criá-lo sozinha. 

  • Quando Gabriel voltou, Luís olhou nos seus olhos e, por um instante, se reconheceu.

No domingo da semana seguinte, combinaram de tomar um sorvete. Gabriel chegou com um suéter manchado e contou que seus colegas fizeram aquilo porque zombavam da roupa que ele vestia.

Paula ficou preocupada mas Gabriel disse que não ligava. Aquele suéter era o seu preferido — presente da sua avó materna, que o fez com tanto carinho.

Luís comentou que as crianças às vezes são bem maldosas e perguntou por que o garoto fazia questão de usar aquela roupa. Gabriel respondeu: porque isso deixa a vovó feliz.

Naquele momento, Luís percebeu o quão pouco ele sabia sobre a vida. 

O que é mais importante: a opinião dos outros ou agradar quem a gente ama? Muitos sabem a resposta, mas poucos a aplicam de forma tão literal quanto Gabriel.

Alguns anos depois... Luís e Paula não estão mais juntos, mas a história de amor que queremos contar não é essa

Gabriel está com 15 anos. Entrou para o time de futebol do colégio e namora uma menina linda chamada Maria. Sábado passado, a apresentou para o Luís — os dois continuam se encontrando toda semana

  • Quarta é dia de jogo e aos domingos saem pra almoçar. Gabriel sonha em ser médico e os dois já estão planejando a viagem que irão fazer quando ele passar no vestibular.

O "quarentão" continua solteiro e ainda frequenta as baladas da moda, mas aprendeu com Gabriel o que ninguém o havia ensinado: nossa verdadeira riqueza e felicidade vem de dentro — e dinheiro nenhum compra.

Dicas de domingo ❤️‍🔥

EDITOR'S PICK

Pensando no tempo que vocês gastam procurando por entretenimento de qualidade — muitas vezes sem encontrar nada —, passamos a semana selecionando só coisas boas pra você não errar nesse domingo. Aproveite… 🤗

  1. Gostou do poema escolhido para o #MomentoCult? Clique para ler mais obras de Vinícius de Moraes — nem todas são de amor, mas com certeza te farão sentir (seja lá o que for). 📝

  2. Tá, mas como faz isso de se amar? Autoestima é um exercício diário, mas algumas dicas práticas podem ajudar. Assista ao vídeo e reflita se seu amor próprio está em dia. 🙇‍♀️

  3. Foi lançado na madrugada dessa sexta-feira o tão esperado Music of the Spheres, álbum novo do Coldplay. Vale a pena conferir todas as 12 faixas, mas a música Let Somebody Go, com a participação de Selena Gomez, merece uma atenção especial. Enjoy… 🎶

  4. Quem não se derrete por romances de época? Hoje a nossa dica vai para o filme Razão e Sensibilidade, melhor adaptação desse clássico atemporal, que encanta todas as idades e gerações (disponível no Netflix e iTunes). 🎞️

  5. Como nem só de Netflix vive o homem, sugerimos para a leitura O Peso do Pássaro Morto que, tratando de temas pesados com uma narrativa doce, acompanha a vida de uma mulher dos 8 aos 52 anos de idade. Confira.📚

  6. Aproveitando o embalo de romances de época e literatura, mostramos uma edição super especial do clássico Orgulho e Preconceito no nosso Instagram. Clique para conferir. 📖

Por fim… Se está gostando de receber nossas histórias de amor todo domingo, que tal clicar no botão abaixo e compartilhar com uma pessoa especial? ❤️

clique para compartilhar

A próxima pode ser a sua 💌

FINAL NOTES

Gostou da história que leu? A próxima pode ser a sua. Conte pra gente aquela história de amor que só você sabe e tem dentro de si. Afinal, todo mundo tem a sua.

Envie para: love@thenewscc.com.br

Queremos compartilhar, pelo menos um pouquinho, desse sentimento que você tem aí dentro. Você nunca sabe o que ele pode provocar nas pessoas…

the stories.cc  🧸

Nem sempre com final feliz, mas sempre verdadeiras. Histórias de quem realmente sentiu algo sincero diretamente entregues na sua caixa de entrada.

A cada história uma emoção. Sempre aos domingos de manhã, às 08:08.